Notícias

ALERTA - ataque de ransomware

ALERTA - ataque de ransomware

por Maia Lopes -
Número de respostas: 0

Devido ao ataque de ransomware de sexta-feira passada que afetou mais de 200 mil sistemas informáticos por todo o mundo, inclusive Portugal, agradecemos que tenham em atenção qualquer email de origem desconhecida ao utilizador, não devendo abrir a mensagem e apagá-la de imediato.

Não abra emails suspeitos, grande quantidade de ameaças estão distribuir o ransomware “Jaff/WannaCryptor”

NOTAS:

1 – Não faz mal abrir uma mensagem de email, mesmo que tenha caído na pasta SPAM ou Correio indesejado. O simples acto de ler a mensagem não provoca dano nem infecta o computador.

2 – O que NUNCA deve fazer é abrir ficheiros que venham anexos, nem que a mensagem pareça ser confiável e tenha o remetente de uma pessoa que conhece. Tenha especial atenção a emails que parecem ser do seu banco e lhe pedem para clicar num link para alterar o código de acesso.

3 – E também NÃO deve fazer cliques sobre links dessas mensagens, principalmente se forem para actualizar dados de acesso (bancos, PayPal, etc.) pois provavelmente vai ceder a sua informação a larápios.

É de todo o interesse que o teor desta mensagem seja divulgado a todos os utilizadores da rede do seu Agrupamento/Escola.

Com os melhores cumprimentos,

Maria Manuela Pastor Faria

Diretora-Geral dos Estabelecimentos Escolares