Notícias

OPJovem17

OPJovem17

por Maia Lopes -
Número de respostas: 0

Olá, boa tarde a todos!

Esta 2ª feira foi anunciada a lista provisória de projetos OPJovem17 aprovados, e que será colocada a votação no final de novembro (https://opjovem.gov.pt/s/propostas).

No total foram submetidas 424 propostas, das quais 167 transitaram para a 3ª fase.

Relativamente às propostas submetidas pelos jovens do AEFCR, os resultados foram muito recompensadores, e os próximos meses serão de grande emoção e expectativa!

·         3 das 6 propostas submetidas passaram diretamente à fase de votação:

·         Ecocinzas: transformar cinzas domésticas em “adubo orgânico”

·         Novos Horizontes – programa de intercâmbio escolar

·         Rotas Mágicas – turismo do conhecimento no nordeste de Portugal

          Em relação ao projeto Eu e tu por nós – banco de voluntariado para jovens, consideramos que a justificação para não-aprovação não é fundamentada e, como tal, os autores irão solicitar um pedido de esclarecimento (o período para apresentação de reclamações vai até 16 de novembro);

·         Finalmente, embora os projetos IGNIS LOCUS – sensores para detecção precoce de incêndios florestais e Portal das Sensações – acessibilidade para todos não tenham passado para esta nova fase, é fundamental referir que as justificações apontadas se prendem com o facto de serem projetos muito ambiciosos e que requerem um grande investimento, em várias frentes (financeiro, técnico, recursos humanos). Em particular, no projeto IGNIS LOCUS não houve qualquer crítica em relação ao conteúdo do projeto, simplesmente que ultrapassaria o orçamento disponível.

 Mais uma vez, um muito obrigado pela vossa ajuda e contributo!

A próxima fase será difícil, uma vez que consistirá numa votação a nível nacional - início a 27 de novembro - mas haja trabalho e vontade (e esperança)! Mesmo que os projetos não sejam financiados desta forma, nós, Plataforma de Ciência Aberta, gostaríamos de continuar a apoiar os estudantes para, com a vossa colaboração, podermos levar alguns destes projetos avante.

 Finalmente, muitos parabéns a estes jovens pelo excelente trabalho e motivação.

Um muito obrigado!

Com os melhores cumprimentos,

Paulo Jorge Lourenço

Coordenador Educativo da Plataforma de Ciência Aberta - Barca D'Alva

Open Science Centre / Plataforma de Ciência Aberta - Figueira de Castelo Rodrigo

Leiden University, the Netherlands / Município de Figueira de Castelo Rodrigo