Notícias

2º Esclarecimento à comunidade em geral

2º Esclarecimento à comunidade em geral

by Maia Lopes -
Number of replies: 0

O Agrupamento de Escolas de FCR vem, por este meio, informar a comunidade Figueirense, a propósito da actual situação de pandemia, sobre alguns factos simples e fáceis de compreender, já repetidos uma e outra vez:
1 - Até ao momento não nos foi remetida qualquer instrução proveniente da delegação de saúde, que é quem determina o que deve ser feito em relação aos casos de contágio.
2 - Apenas a autoridade de saúde tem a competência para declarar o isolamento profiláctico. NÃO É A ESCOLA QUEM O DECIDE...!!
3 - O encerramento de um estabelecimento escolar obriga a que pelo menos 3 entidades o decidam e concordem com isso: Delegação de Saúde, DGS e DGEstE. NÃO É A ESCOLA QUEM O DECIDE...!!
4 - A medição da temperatura à entrada da escola não é uma prática obrigatória, e as entidades competentes nessa matéria afirmam que os resultados de tal prática são inconclusivos. Ainda assim, dentro dos limites impostos pela escassez de Assistentes Operacionais, essa medição é feita aleatoriamente.
5 - Mais importante que isso é o facto de a escola ser um ambiente seguro, pois as recomendações da DGS são seguidas rigorosamente: obrigatoriedade do uso de máscara; distanciamento na sala de aula; desinfecção das mãos à entrada para os vários espaços; desinfecção de mesas e cadeiras assim como dos equipamentos e superfícies de contacto comum.
6 - Hoje mesmo tivemos a oportunidade de ouvir as declarações na Conferência de imprensa do Conselho de Ministros, admitindo o recurso a novo confinamento e medidas mais restritivas, "mas que não se justifica afectar o normal funcionamento das escolas".

O Director
José Manuel Maia Lopes