Notícias

O Rei vai nú...!

O Rei vai nú...!

por Maia Lopes -
Número de respostas: 0

Há coisa de poucos dias atrás, recebi na minha caixa de correio um panfleto de propaganda acerca dos cursos escolares oferecidos em Pinhel, assim como das facilidades de transportes oferecidas pelo respectivo município.
Dada a importância do tema em apreço e cabendo-me responsabilidades em matéria de educação neste concelho, impende-me o dever de esclarecer a opinião pública, e em especial a de Figueira de Castelo Rodrigo.

Assim, e em abono da verdade, é importante perceber que o número de cursos publicitados no citado panfleto é confuso e parece ser enganador.
Senão vejamos:
Será possível efectuar matrículas nos 3 cursos do ensino regular. Também no curso vocacional (que provavelmente é apenas um curso, pois o que está anunciado são apenas as três áreas de formação desse curso).

O curso CEF é do 2º ano, logo, não deve ser contabilizado para efeito de novas matrículas. O mesmo se pode dizer do curso profissional, dado que haverá matrículas apenas no 1º ano do curso.

Assim, conseguimos descortinar ali somente 5 cursos disponíveis para novas matrículas. ou seja, tantos quantos os oferecidos em Figueira.

Por outro lado, os cursos oferecidos em Figueira estão mais de acordo com a realidade sócio-económica desta região e serão capazes de mais facilmente criar oportunidades no mundo do trabalho. Pior ainda, alguns dos cursos publicitados no referido panfleto (relacionados com a informática) estão na lista de cursos a extinguir nestes concelhos pois o mercado já está saturado devido ao excesso de cursos realizados nessas áreas.

A quantidade e a qualidade da oferta formativa que o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo tem vindo a colocar à disposição da população é inquestionável, e é enorme. Desde 2006 podemos contabilizar 23 cursos abrangendo um vasto leque de áreas de formação:
Ordenamento do Território e Ambiente
Serviço de Mesa
Recursos cingéticos
Apoio à Família e Comunidade
Bombeiros
Fotografia
Jardinagem e Espaços Verdes
Pastelaria e Panificação
Técnicos de Audiovisuais
Técnico de Apoio à Família
Técnico de Informática de Gestão
Técnico de Espaços Verdes e Jardinagem
Técnico de Restauração
Técnico de Cozinha
Cursos EFA

Finalmente, Não consigo perceber o sentido da afirmação do anúncio radiofónico, que é difundido insistentemente, que refere ser aquela a melhor oferta formativa da região. Este anúncio é financiado por fundos comunitários, pelo que deveria haver uma maior responsabilidade na forma e no conteúdo daquilo que se anuncia. Estaremos perante um caso de publicidade enganosa, que deve ser punida por lei?
A cada um, e às autoridades, o dever de julgar...!