Notícias

Resultados do TIMSS 2015

Resultados do TIMSS 2015

por Maia Lopes -
Número de respostas: 0

Exmo. Sr. Diretor José Manuel Maia Lopes

Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo

Caro José Manuel Maia Lopes,

Como deve ter observado na comunicação social, foram publicitados recentemente os resultados do estudo TIMSS 2015 no qual o vosso agrupamento/escola participou. Os nossos alunos registaram uma evolução muito significativa a Matemática (Portugal foi dos países participantes um dos que revelou maior evolução entre 1995 e 2015). A Ciências porém, os nossos resultados registaram uma regressão relativamente aos resultados de 2011.

Este email, que agora lhe envio, tem duplo propósito.

Em primeiro lugar agradecer, em meu nome pessoal e de toda a equipa dos estudos internacionais do IAVE, a sua colaboração e também a do vosso Coordenador de Escola TIMSS, Maria da Assunção Carvalho Veloso, cuja função foi fundamental ao sucesso no TIMSS 2015, agora tornado público. Este sucesso é não só o fruto do trabalho realizado nesse ano; mas, e também, o trabalho que o vosso agrupamento/escola tem realizado ao longo dos últimos anos. Este trabalho é, em minha a opinião, independentemente das correntes politicas/ideológicas dos últimos 20 anos de estudos TIMSS, um fator determinante ao sucesso do sistema educativo Português e ao reconhecimento internacional que os resultados do TIMSS 2015 agora nos trazem [oportunamente, enviaremos uma cópia do relatório em papel; entretanto, encontrará na pagina do IAVE (http://iave.pt/np4/aval_int/) os respetivos relatórios em formato PDF].

Em segundo lugar, aproveito a oportunidade para lhe desejar a si, pessoalmente, e a todos os colaboradores da escola/agrupamento «Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo»  um Feliz Natal e um novo ano repleto de sucessos pessoais e profissionais. 

Com cordiais saudações, creia-me grato,

João Marôco, Ph. D.