Notícias

Frio Intenso- Recomendações da ULS Guarda

por Derlinda Barroco -

Atendendo às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que indicam a descida das temperaturas e a possibilidade de formação de gelo ou geada no interior, particularmente nas regiões Norte e Centro.
A Unidade de Saúde Pública solicita a partilha dos documentos em anexo por toda a população.

Antecipadamente gratos pela vossa atenção,


Mariana Barbosa
Gabinete de Comunicação e Imagem
Gabinete Certificado pela NP EN ISO 9001:2015


Anexo Frio Intenso - Recomendações (2).png
Anexo Frio Intenso - Recomendacões.png

Resultado da Candidatura efetuada no âmbito da ADP

por Maria João André -
fomos 𝐮𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐡𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐫

O Nosso Agrupamento de Escolas recebeu hoje a notícia de que fomos 𝐮𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐡𝐢𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐫 𝐨 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐢𝐧𝐟𝐨𝐫𝐦á𝐭𝐢𝐜𝐨 (5 computadores), para a criação de uma Academia Digital para Pais!
Esta oferta da 𝐄-𝐑𝐞𝐝𝐞𝐬, em parceira com a Direção-Geral da Educação foi o resultado de uma candidatura efetuada no âmbito da 𝐀𝐜𝐚𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚 𝐃𝐢𝐠𝐢𝐭𝐚𝐥 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐏𝐚𝐢𝐬.

Essa conquista é fruto do trabalho em equipe de toda a nossa comunidade escolar.

𝐂𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐫𝐞𝐦𝐨𝐬 𝐚 𝐭𝐫𝐚𝐛𝐚𝐥𝐡𝐚𝐫 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐦𝐞𝐥𝐡𝐨𝐫𝐚𝐫 𝐚𝐬 𝐜𝐨𝐧𝐝𝐢çõ𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐚𝐩𝐫𝐞𝐧𝐝𝐢𝐳𝐚𝐠𝐞𝐦 𝐝𝐨𝐬 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐚𝐥𝐮𝐧𝐨𝐬.



A TERRA TREME - 05/11/2024 - 11H05

por Fernanda Pimentel -

Dia 5 de novembro pelas 11:05, a TERRA TREME 

A TERRA TREME é um exercício público organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que se insere nos objetivos da Estratégia Internacional para a redução de Catástrofes das Nações Unidas.

Para alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.

Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismos.

O PES inscreveu o Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo no exercício público.

O exercício público que demorará apenas 1 minuto ajudará a conhecer e praticar estes 3 gestos que podem salvar vidas!

Solicita-se aos docentes que registem em fotografias o exercício com os alunos e enviem para a docente Célia Marques. 

Aprender a Brincar, Brincar a Aprender: Uma Visita à International School Billund

por Maria João André -

Caros colegas,

Gostaria de partilhar convosco a experiência enriquecedora que tive na viagem a BIllund, na semana passada, nomeadamente na visita à International School Billund, na Dinamarca, no âmbito do projeto “Clube do Poupas” (Literacia financeira), vencedor do concurso “Quem brinca é quem é”, da Fundação Santander.

A visita teve como objetivo principal conhecer de perto como a metodologia “Learning through Play” (Aprendizagem através da Brincadeira) é aplicada na prática, uma abordagem pedagógica que coloca a brincadeira no centro do processo de aprendizagem.

O que vi em Billund:

  • Espaços de aprendizagem flexíveis e bem equipados: Salas de aula amplas, com uma variedade de materiais (legos, livros, instrumentos musicais, equipamentos desportivos, etc.) que estimulam a criatividade e a resolução de problemas.
  • Organização das turmas e dos recursos humanos: Turmas de 15 alunos, com dois professores em simultâneo.
  • Aulas práticas e contextualizadas: Muitas das atividades são desenvolvidas fora da sala de aula, em espaços como o recreio,  parques, museus, etc., proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa, contextualizada e empolgante.
  • Colaboração entre professores e alunos: Os professores atuam como facilitadores de aprendizagem, incentivando a autonomia e a participação ativa dos alunos nas atividades.
  • Planeamento colaborativo: Os professores reúnem-se regularmente para planificar as aulas, garantindo a consistência, coerência e a progressão das aprendizagens.
  • Um ambiente positivo e estimulante: As crianças demonstram grande entusiasmo pelas atividades, são autónomas e colaborativas.

O que podemos aprender com esta experiência:

  • A importância da brincadeira: A brincadeira não é só diversão, mas sim uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral dos alunos, uma vez que permite trabalhar as diferentes competências do Perfil do aluno.
  • A flexibilidade dos espaços: A organização do espaço físico da sala de aula influencia diretamente a forma como os alunos aprendem e interagem (não existe uma mesa e uma cadeira para cada aluno).
  • A colaboração entre os professores: O trabalho em equipa é fundamental para a implementação de uma pedagogia inovadora (reúnem periodicamente na escola para planificar as aulas de forma interdisciplinarmente).
  • A importância de um propósito: As brincadeiras não são livres, devem ter um objetivo claro e estar alinhadas com os objetivos de aprendizagem.
  • Manuais académicos: Existem mas não são o pilar das aulas, são um suporte. Também existe transmissão do conhecimento académico e a prática de exercícios, mas sempre acompanhada de desafios, questões, reflexões, brincadeira.

O que podemos fazer no nosso Agrupamento:

Embora não tenhamos os mesmos recursos da International School Billund, podemos continuar a adaptar esta metodologia à nossa realidade. Podemos:

  • Criar espaços de aprendizagem mais flexíveis: Organizar a sala de aula de forma a estimular a exploração e a colaboração (a sala do Laboratório de aprendizagens irá continuar a evoluir nesse sentido) .
  • Promover a colaboração entre os professores: Criar grupos de trabalho para discutir e planear atividades interdisciplinares, recorrendo à brincadeira com propósito para aprender.
  • Dar mais autonomia aos alunos: Permitir que os alunos explorem os seus interesses e tomem decisões sobre as suas aprendizagens, facultando-lhes as pistas necessárias para serem coerentes.
  • Estabelecer parcerias com a comunidade: Continuar a ser uma escola Aberta desenvolvendo projetos em parceria com instituições locais, empresas e universidades.

Acredito que a experiência em Billund nos pode inspirar a continuar a trilhar este caminho, procurando sempre novas formas de tornar a aprendizagem mais significativa e prazerosa para os nossos alunos.

Vamos juntos construir um futuro mais criativo e inovador para a nossa escola!

Veja AQUI a reportagem da SIC notícias

Se quiserem saber mais estou disponível para uma conversa entusiasta :)


Tópicos mais antigos...