Caros colegas,
Gostaria de partilhar convosco a experiência enriquecedora que tive na viagem a BIllund, na semana passada, nomeadamente na visita à International School Billund, na Dinamarca, no âmbito do projeto “Clube do Poupas” (Literacia financeira), vencedor do concurso “Quem brinca é quem é”, da Fundação Santander.
A visita teve como objetivo principal conhecer de perto como a metodologia “Learning through Play” (Aprendizagem através da Brincadeira) é aplicada na prática, uma abordagem pedagógica que coloca a brincadeira no centro do processo de aprendizagem.
O que vi em Billund:
- Espaços de aprendizagem flexíveis e bem equipados: Salas de aula amplas, com uma variedade de materiais (legos, livros, instrumentos musicais, equipamentos desportivos, etc.) que estimulam a criatividade e a resolução de problemas.
- Organização das turmas e dos recursos humanos: Turmas de 15 alunos, com dois professores em simultâneo.
- Aulas práticas e contextualizadas: Muitas das atividades são desenvolvidas fora da sala de aula, em espaços como o recreio, parques, museus, etc., proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais significativa, contextualizada e empolgante.
- Colaboração entre professores e alunos: Os professores atuam como facilitadores de aprendizagem, incentivando a autonomia e a participação ativa dos alunos nas atividades.
- Planeamento colaborativo: Os professores reúnem-se regularmente para planificar as aulas, garantindo a consistência, coerência e a progressão das aprendizagens.
- Um ambiente positivo e estimulante: As crianças demonstram grande entusiasmo pelas atividades, são autónomas e colaborativas.
O que podemos aprender com esta experiência:
- A importância da brincadeira: A brincadeira não é só diversão, mas sim uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral dos alunos, uma vez que permite trabalhar as diferentes competências do Perfil do aluno.
- A flexibilidade dos espaços: A organização do espaço físico da sala de aula influencia diretamente a forma como os alunos aprendem e interagem (não existe uma mesa e uma cadeira para cada aluno).
- A colaboração entre os professores: O trabalho em equipa é fundamental para a implementação de uma pedagogia inovadora (reúnem periodicamente na escola para planificar as aulas de forma interdisciplinarmente).
- A importância de um propósito: As brincadeiras não são livres, devem ter um objetivo claro e estar alinhadas com os objetivos de aprendizagem.
- Manuais académicos: Existem mas não são o pilar das aulas, são um suporte. Também existe transmissão do conhecimento académico e a prática de exercícios, mas sempre acompanhada de desafios, questões, reflexões, brincadeira.
O que podemos fazer no nosso Agrupamento:
Embora não tenhamos os mesmos recursos da International School Billund, podemos continuar a adaptar esta metodologia à nossa realidade. Podemos:
- Criar espaços de aprendizagem mais flexíveis: Organizar a sala de aula de forma a estimular a exploração e a colaboração (a sala do Laboratório de aprendizagens irá continuar a evoluir nesse sentido) .
- Promover a colaboração entre os professores: Criar grupos de trabalho para discutir e planear atividades interdisciplinares, recorrendo à brincadeira com propósito para aprender.
- Dar mais autonomia aos alunos: Permitir que os alunos explorem os seus interesses e tomem decisões sobre as suas aprendizagens, facultando-lhes as pistas necessárias para serem coerentes.
- Estabelecer parcerias com a comunidade: Continuar a ser uma escola Aberta desenvolvendo projetos em parceria com instituições locais, empresas e universidades.
Acredito que a experiência em Billund nos pode inspirar a continuar a trilhar este caminho, procurando sempre novas formas de tornar a aprendizagem mais significativa e prazerosa para os nossos alunos.
Vamos juntos construir um futuro mais criativo e inovador para a nossa escola!
Veja AQUI a reportagem da SIC notícias
Se quiserem saber mais estou disponível para uma conversa entusiasta :)
