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1º Estudo Sobre Indisciplina em Portugal com Dados das Escolas

1º Estudo Sobre Indisciplina em Portugal com Dados das Escolas

por Maia Lopes -
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Neste link poderá ser consultado o resultado de um inquérito, realizado em várias escolas do país, relacionado com a indisciplina dos alunos: http://www.comregras.com/1o-estudo-sobre-indisciplina-em-portugal-com-dados-das-escolas/

Para analisar, reflectir e retirar as ilações (por demais evidentes...!)

O que falta fazer?

Conhecer a dimensão da indisciplina por tipologia, idade e género.

Verificar se a retenção faz aumentar os índices de indisciplina e vice-versa.

Comparar os fatores geográficos e níveis socioeconómicos com os índices de indisciplina.

Saber se a formação académica dos pais afeta a indisciplina dos alunos.

Conhecer as dinâmicas de sala de aula que potenciam situações de indisciplina.

Conhecer a tipologia e regularidade de situações de indisciplina nos recreios escolares.

Saber se as mudanças ao estatuto do aluno influenciaram as percentagens de medidas aplicadas, tanto sancionatórias como corretivas.

Propostas:

Criar um sistema de monitorização informática, que recolha os dados disciplinares de todas as escolas portuguesas;

Orientar as escolas de forma a existir uma maior uniformidade na aplicação de medidas disciplinares;

Desburocratizar o estatuto do aluno, principalmente nas questões disciplinares;

Incluir na formação de base de futuros docentes e não docentes uma componente teórico-prática de gestão/mediação de conflitos;

Fornecer ao corpo docente e não docente, atualmente no ativo, formação específica sobre como gerir/diminuir situações de indisciplina escolar;

Atribuir um crédito horário às escolas, especificamente para a abertura de Gabinetes Disciplinares (equipas multidisciplinares), fundamentais para uma política disciplinar de proximidade;

Reduzir a carga letiva dos alunos e a dimensão das turmas;

Responsabilizar de forma efetiva os encarregados de educação, cumprindo com a legislação vigente e que define o que é incumprimento por parte dos encarregados de educação.