Notícias

DETERMINAÇÃO DE ISOLAMENTO PROFILÁTICO - INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

por Maia Lopes -

Informamos a comunidade escolar acerca das decisões da autoridade de saúde que nos foram comunicadas hoje pelas 17:58.

"Após identificação, pela Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda, de um caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2 entre os alunos do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, e mediante a avaliação de risco efetuada, determina-se:

Isolamento profilático dos alunos durante 14 dias a contar desde os últimos contactos com os casos positivos (período de vigilância ativa):

1º ANO A – de 07/01/2021 a 20/01/2021
4º ANO A – de 04/01/2021 a 17/01/2021
6º ANO A – de 04/01/2021 a 17/01/2021
7º ANO A – de 06/01/2021 a 19/01/2021
8º ANO B – de 04/01/2021 a 17/01/2021
9º ANO B – de 05/01/2021 a 18/01/2021
10º ANO B – de 06/01/2021 a19/01/2021

Mais se informa que:

-        Serão emitidas, e remetidas para o Agrupamento de Escolas, as Declarações de Isolamento Profilático de cada aluno;

Os alunos em Isolamento Profilático:

-        Devem permanecer em casa, não devendo dirigir-se à escola ou a outros espaços públicos;

-        Permanecer numa divisão própria e evitar contactar com os restantes coabitantes em espaços comuns (em caso de necessidade de contacto, usar máscara e manter distanciamento físico);


-        Não fazer refeições com restantes coabitantes;

-        Não partilhar pratos, copos utensílios de cozinha, lençóis ou outros objetos pessoais;

-        Devem ser desinfetados os equipamentos de utilização comum antes e depois de cada utilização;

-        Devem ser cumpridas as recomendações de lavagem das mãos e de etiqueta respiratória.

Os sintomas devem ser monitorizados diariamente e, em caso de início de sintomatologia, contactar o Serviço SNS 24 (808 24 24 24), o Médico de Família ou a Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda.

Perante a situação epidemiológica que, à data, se verifica, no país e na região, a Unidade de Saúde Pública apela para o escrupuloso cumprimento das indicações remetidas e das Normas e Orientações, da Direção Geral da Saúde, em vigor."


Unidade de Saúde Pública
Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.
Av. Rainha D. Amélia 6300-858 Guarda, PORTUGAL
TEL + 351 271 210 840 FAX + 351 271 223 104 EMAIL
spublica@ulsguarda.min-saude.pt
ULSG.Imp.002.01
www.ulsguarda.min-saude.pt

Informação de úlltima hora.

por Maia Lopes -

No seguimento do contacto recebido há momentos (20:31) oriundo da Delegação de Saúde, transmitem-se as instruções recebidas:

1 - As turmas a seguir mencionadas devem abster-se de se apresentar na escola, a partir de amanhã 2ª feira, dia 11, permanecendo nos seus domicílios em quarentena:

1ºA, 4ºA, 6ºA, 7ºA, 8ºB, 9ºB e 10ºB.

2 - A estas turmas é aplicado o regime de ensino à distância, devendo os respectivos professores titulares e directores de turma proceder à coordenação do respectivo trabalho.

O Director
José Manuel Maia Lopes

4º Esclarecimento à comunidade

por Maia Lopes -

O Agrupamento de Escolas de FCR vem, por este meio, informar, a propósito da situação relacionada com a turma 1º A, o seguinte:
1 - Foi confirmado um contágio em dois alunos da turma. Desconhecemos se haverá mais que dois. Por isso, o SNS24 colocou o professor em isolamento como medida de precaução, tendo sido considerado um contacto de baixo risco.
2 - Pela razão de não haver quem o possa substituir, esta turma entrará em regime não presencial, devendo os alunos permanecer nos seus domicílios até que sejam informados do contrário.
3 - Trata-se de um procedimento normal para estes casos, pelo que não há motivo para alarmes. Aconselha-se calma e bom senso.

O Director
José Manuel Maia Lopes

3º Esclarecimento à comunidade.

por Maia Lopes -

O Agrupamento de Escolas de FCR vem, por este meio, informar, a propósito da situação relacionada com a turma 4º A, o seguinte:
1 - Foi confirmado um contágio num dos alunos da turma. Desconhecemos se haverá mais que um. Por isso, o SNS24 colocou o professor em isolamento como medida de precaução, tendo sido considerado um contacto de baixo risco.
2 - Pela razão de não haver quem o possa substituir, esta turma entrará em regime não presencial, devendo os alunos permanecer nos seus domicílios até que sejam informados do contrário.
3 - Trata-se de um procedimento normal para estes casos, pelo que não há motivo para alarmes. Aconselha-se calma e bom senso.

O Director
José Manuel Maia Lopes

2º Esclarecimento à comunidade em geral

por Maia Lopes -

O Agrupamento de Escolas de FCR vem, por este meio, informar a comunidade Figueirense, a propósito da actual situação de pandemia, sobre alguns factos simples e fáceis de compreender, já repetidos uma e outra vez:
1 - Até ao momento não nos foi remetida qualquer instrução proveniente da delegação de saúde, que é quem determina o que deve ser feito em relação aos casos de contágio.
2 - Apenas a autoridade de saúde tem a competência para declarar o isolamento profiláctico. NÃO É A ESCOLA QUEM O DECIDE...!!
3 - O encerramento de um estabelecimento escolar obriga a que pelo menos 3 entidades o decidam e concordem com isso: Delegação de Saúde, DGS e DGEstE. NÃO É A ESCOLA QUEM O DECIDE...!!
4 - A medição da temperatura à entrada da escola não é uma prática obrigatória, e as entidades competentes nessa matéria afirmam que os resultados de tal prática são inconclusivos. Ainda assim, dentro dos limites impostos pela escassez de Assistentes Operacionais, essa medição é feita aleatoriamente.
5 - Mais importante que isso é o facto de a escola ser um ambiente seguro, pois as recomendações da DGS são seguidas rigorosamente: obrigatoriedade do uso de máscara; distanciamento na sala de aula; desinfecção das mãos à entrada para os vários espaços; desinfecção de mesas e cadeiras assim como dos equipamentos e superfícies de contacto comum.
6 - Hoje mesmo tivemos a oportunidade de ouvir as declarações na Conferência de imprensa do Conselho de Ministros, admitindo o recurso a novo confinamento e medidas mais restritivas, "mas que não se justifica afectar o normal funcionamento das escolas".

O Director
José Manuel Maia Lopes

Tópicos mais antigos...