Notícias

Reunião sindical

par Maia Lopes,

Exmo./a Senhor/a

Diretor/a da Escola/Agrupamento de Escolas

 

A Direção do SPRC comunica que no dia 29 de novembro de 2023 vai realizar uma reunião sindical na forma de plenário nacional, convocado conjuntamente pelos sindicatos que integram a FENPROF. A reunião decorrerá em Lisboa com início às 10h30, frente à Assembleia da República.

Para participarem na reunião, os/as docentes poderão recorrer ao crédito de horas que a lei estabelece para tal efeito: 15 horas anuais, cuja utilização é da responsabilidade de cada um(a), não estando dependente de outros condicionamentos decididos localmente.

O SPRC convoca os/as docentes do agrupamento/escola não agrupada de que V.ª Ex.ª é diretor(a). Prevê-se que a participação com recurso ao crédito horário não ultrapasse os 80% dos/as docentes do agrupamento/escola não agrupada.

Na ordem de trabalhos da reunião constam os seguintes assuntos:

- Proposta do governo para o OE.2024;

- Propostas apresentadas na especialidade para melhorar a proposta do governo;

- Votação final global do OE.2024;

- Prosseguimento da luta geral dos trabalhadores, designadamente pelo aumento dos salários, pensões e contra o aumento do custo de vida, em defesa dos serviços públicos;

- Participação dos professores na luta geram e desenvolvimento da luta específica dos professores e educadores.

A Direção do SPRC assinala a urgência da realização da reunião sindical ora convocada e a necessidade de que ela ocorra, no caso de alguns docentes, em período letivo ou com incidência nele. Na reunião participarão dirigentes do SPRC e da FENPROF.

Nos termos da legislação em vigor e do ofício do ME n.º 1318/2017, de 19 de abril, os docentes usarão, no dia previsto, o número de horas do crédito que for necessário para participarem. Estas ausências ao serviço não determinam qualquer desconto no vencimento a auferir e não podem, em circunstância alguma, acarretar prejuízos para os docentes.

Com os melhores cumprimentos,

Pel’A Direção,

João Louceiro

Reunião Sindical

par Maia Lopes,

SEPLEU- Sindicato de Educadores e Professores junto envia, em anexo,  a comunicação  a Vª Exª da realização de uma reunião sindical,  conforme previsto na alínea b), n.º 1 do art.º 341.º da Lei n.º 35/2014 de 20 de junho - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas no dia 24 de novembro de 2023, com inicio às 09h15m,  na Delegação Regional da Guarda  e  o ofício nº 1520/2017,do Ministério da Educação,  sobre as referidas reuniões, documentos já enviados via CTT.

Aviso de Abertura- Candidaturas ao Programa Roma.

par Derlinda Barroco,


O período de candidaturas ao Programa ROMA Educa abriu esta quarta-feira, dia 25 de outubro, prolongando-se até ao dia 17 de novembro de 2023.

Sendo a educação considerada um pilar básico para o desenvolvimento pessoal e para a integração social das pessoas ciganas, o Alto Comissariado para as Migrações lança a 5.ª edição do programa ROMA Educa, que visa atribuir 150 bolsas de estudo para o apoio à frequência e permanência do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário de estudantes provenientes das comunidades ciganas, ano letivo 2023/2024.

Podem aceder a este programa estudantes provenientes de comunidades ciganas, residentes em território nacional, que estejam matriculados e a frequentar o 3.º ciclo do ensino básico (7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade), ou o ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade), ou, ainda, curso equiparado a estes níveis de ensino (com exceção dos cursos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares (RVCC)).

As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 17 de novembro de 2023, através do preenchimento e submissão do formulário on-line e dos restantes documentos previstos no número 1 do artigo 11.º do Regulamento.

Formulário e documentação disponível em:  https://forinq.acm.webhs.org/index.php/878952?lang=pt e https://www.acm.gov.pt/-/programa-de-bolsas-roma-educa-candidaturas-abertas-ate-17-de-novembro

Para qualquer esclarecimento: naci@acm.gov.pt

Com os melhores cumprimentos,

Equipa NACI

NACI - Núcleo de Apoio às Comunidades Ciganas

naci@acm.gov.pt

          

www.acm.gov.pt | www.acm.gov.pt/-/sos-ucrania | sosucrania@acm.gov.pt | www.acm.gov.pt/-/20anosredeclaim | www.acm.gov.pt/-/20anoslam

ACM - Alto Comissariado para as Migrações

Rua Angelina Vidal nº 41, Piso 1  |  1199-005 Lisboa

Tel: +(351) 218106100

O ACM, I.P., Instituto Público na dependência direta da Presidência do Conselho de Ministros, tem por missão colaborar na definição, execução e avaliação das políticas públicas, transversais e setoriais em matéria de migrações, relevantes para a atração dos migrantes nos contextos nacional, internacional e lusófono, para a integração dos imigrantes e grupos étnicos, em particular as comunidades ciganas, e para a gestão e valorização da diversidade entre culturas, etnias e religiões.














Convite- " Dia da Igualdade".

par Derlinda Barroco,

 Publica-se, em anexo,  convite e o cartaz das atividade para o Dia Municipal para a Igualdade, o qual se irá realizar no próximo dia 21 de outubro de 2023, pelas 9 horas, no Pavilhão dos Desportos,  em Figueira de Castelo Rodrigo. 

Junto anexo o link para a inscrição nas atividades

 

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdBaS6aWX8o2rQEGsDXPeF4kLYNTHh_0YCX9OLEBqe5xuV3w/viewform


Annexe cartaz dia igualdade (3).jpg
Sujets antérieurs...